MUNDO

El Niño só deve se dissipar entre abril e junho de 2024

Novos recordes de temperatura foram batidos em muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil, em meio às ondas de calor registradas em 2023. Segundo o novo relatório da OMM, agência da ONU (Organização das Nações Unidas), esses eventos representaram o início do colapso climático.

Como o El Niño só deve se dissipar entre abril e junho de 2024, é possível esperar novas ondas de calor. De acordo com relatório da OMM assinado pelo diretor-geral da organização Petteri Taalas, o principal fator por trás do aumento das temperaturas é o aquecimento global, mas o El Niño “tem impacto na temperatura global, especialmente no ano seguinte ao de sua formação, neste caso, 2024”.

“Como resultado das temperaturas recordes da superfície e dos oceanos desde junho, 2023 deverá ser o ano mais quente já registrado até hoje, mas a previsão é de que o próximo ano seja ainda mais quente.”

No Brasil, além das ondas de calor e elevação das temperaturas, o El Niño pode provocar alteração no regime de chuvas, causando novos eventos de secas e estiagens intensas, sobretudo no Nordeste e no Norte, e chuvas acima do normal no Sul, a exemplo do que já ocorreu em 2023.

 

R7 Noticias – Foto Ilustrativa