MUNDO

Coreia do Norte fecha agências que trabalhavam por reunificação com Coreia do Sul

A Coreia do Norte fechou várias agências que trabalhavam para promover a cooperação e a reunificação com a Coreia do Sul, e seu líder, Kim Jong-un, pediu mudanças constitucionais que lhe permitiriam “ocupar” o país vizinho, informaram veículos de comunicação estatais nesta terça-feira (16).

“Podemos especificar na nossa Constituição a questão de ocupar completamente, subjugar e recuperar a República da Coreia (nome oficial do Sul) e anexá-la como parte do território da nossa República, no caso de uma guerra estourar”, defendeu Ki

O líder norte-coreano também afirmou, em seu discurso na Assembleia Suprema do Povo, que não reconhecerá a fronteira marítima entre os dois países e ameaçou travar uma guerra aberta, se Seul violar “nem que seja 0,001 milímetro” de seu território.

Além disso, ele também pediu a adoção de novas medidas legais que definiriam formalmente a Coreia do Sul como “o país mais hostil”. Vale lembrar que recentemente, o líder norte-coreano definiu Seul como o “principal inimigo” do país e garantiu que as tentativas de reconciliação foram “um erro”.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, disse ao seu gabinete que uma provocação de Kim Jong-un receberá uma resposta “múltiplas vezes mais forte” e enfatizou as “esmagadoras capacidades de resposta” de seu Exército.

O conflito entre os dois países foi agravado após o recente lançamento de um satélite espião por parte de Pyongyang que desencadeou a suspensão de um acordo militar para conter as tensões fronteiriças.

Fonte : G1 Foto Reprodução : Kim Jong-un