OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – O Dia do Consumidor

Esta é mais uma data esperada pelos comerciantes.

Diversas lojas têm aproveitado para oferecer promoções e ampliar as vendas do início do ano.

Conforme pesquisas a data foi originalmente criada para homenagear um discurso feito por John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, no dia 15 de março de 1962.

O pronunciamento, que falava sobre ganhos e contribuições que uma relação justa entre empresas e consumidores podem oferecer, repercutiu ao longo do tempo. Assim, 21 anos depois, em 1983, a data passou a ser comemorada mundialmente como o dia do consumidor.

Desse modo, Kennedy foi um dos primeiros a abordar formalmente os direitos dos consumidores e este discurso marcou um momento crucial na história, reconhecendo pela primeira a importância da proteção dos consumidores.

Como a data chegou ao Brasil – No país, a discussão sobre o direito do consumidor foi mais tardia. Em 1990, com a criação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o tópico passou a ser mais relevante.

Desta forma, o documento estabeleceu regras e orientações que os consumidores deveriam adotar caso se sentissem lesados ao realizar uma compra. Desde então os estados e municípios passaram a criar os Procons, órgãos dedicados a providenciar auxílio aos consumidores lesados que desejam realizar reclamações conta os estabelecimentos irregulares.

A Semana do Consumidor é sempre comemorada entre os dias 11 e 15 de março.

Além disso, em 2009, foi criado o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC). Este é especializado em investigações de delitos relacionados ao consumidor, à saúde pública, ao meio ambiente e às relações de trabalho.

Mas, você pode perguntar Consumidor ou Cliente? Porque existe o dia do Cliente comemorado em 15 de setembro, é verdade.

O termo “cliente” geralmente se refere a alguém que compra produtos ou serviços de uma empresa ou organização. Já o termo “consumidor” se refere a alguém que utiliza ou consome um produto ou serviço.

Ou seja, todos os clientes são consumidores, mas nem todos os consumidores são clientes.

Isso porque um consumidor pode estar usando um produto ou serviço que não tenha comprado diretamente de uma empresa, ou pode estar utilizando algo que foi adquirido por outra pessoa.

Além disso, o termo “cliente” muitas vezes implica em uma relação mais direta e contínua com a empresa, enquanto “consumidor” pode ser uma palavra mais ampla e geralmente se refere à relação entre o usuário final e o produto ou serviço em questão.

Principal fonte: www.terra.com.br.

Podemos concluir que o Dia do Consumidor surgiu como uma resposta aos abusos cometidos por algumas empresas em relação aos seus clientes.

A ideia era criar um dia dedicado a conscientizar os consumidores sobre seus direitos e a importância de exigir produtos e serviços de qualidade.

Antonio Luciano Teixeira