MUNDO

Quase metade da água de torneira dos EUA contém ‘químicos tóxicos indestrutíveis’

Quase metade da água de torneira nos Estados Unidos está contaminada com PFAS, compostos químicos praticamente indestrutíveis, que podem aumentar o risco de câncer, reduzir a fertilidade e interferir nas respostas imunes, segundo um estudo publicado esta semana.

As substâncias perfluoroalquiladas e polifluoroalquiladas (PFAS, na sigla em inglês), conhecidas também como “produtos químicos eternos”, quase não se deterioram.

Várias pesquisas já demonstraram que, como se acumulam no corpo, ao longo do tempo podem ter efeitos prejudiciais à saúde, sobretudo nos sistema reprodutivo e imunológico, no desenvolvimento e em órgãos como fígado e rins. Foi descoberto, inclusive, em estudos com animais, que provocam tumores.

“Calculamos que ao menos um PFAS pode ser detectado em aproximadamente 45% das amostras de água potável dos Estados Unidos”, diz um estudo publicado pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS).

E os riscos são maiores em áreas urbanas. Os resultados indicam que “as probabilidades de detecção dessas substâncias variam espacialmente, desde 8% em zonas rurais até mais de 70% em zonas urbanas”.

Fonte : noticias.r7.com  foto : PIXABAY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *