MUNDO

Turquia não validará a entrada da Suécia na Otan antes de outubro

O Parlamento turco não poderá ratificar a adesão da Suécia à Otan antes de outubro devido ao recesso de verão do Congresso, disse o presidente Recep Tayyip Erdogan nesta quarta-feira (12).

“Há dois meses de recesso parlamentar” e, quando os parlamentares voltarem, “haverá muitas propostas legislativas que serão discutidas por ordem de importância”, explicou o presidente turco, respondendo a um jornalista que lhe perguntava se a adesão poderia ser ratificada em outubro.

“Mas nossa intenção é acabar com isso o quanto antes”, assegurou Erdogan, à margem de uma cúpula da Otan na Lituânia.

“Quando abrir a sessão do Parlamento, acredito que seu presidente concordará em dar prioridade a esse acordo”, acrescentou.

Erdogan encerrou, na última segunda-feira (10), 14 meses de bloqueio ao suspender seu veto à incorporação da Suécia à aliança militar.

O chefe de Estado advertiu, no entanto, a Estocolmo que não deveriam se produzir novas ofensas ao Alcorão.

“Esperamos da Suécia que não se tolere mais ataques contra o Alcorão, que ofendem mais de 2 bilhões de muçulmanos em todo o mundo”, apontou.

Nos últimos dois meses, indivíduos queimaram exemplares do Alcorão na Suécia em duas ocasiões, a última no final de junho, ações quer Erdogan classificou como “terroristas”.

Fonte : Noticias R7  Foto: LUDOVIC MARIN / AFP – 12.07.2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *