OESTE PAULISTA

Tupi Paulista – Superávit é o objetivo

Em diversas notícias sobre a economia do Brasil, surge em algum momento esse tal de superávit primário. Apesar de ser um termo bastante técnico, esse “economês” não é tão difícil de entender. Por outro lado, saber seu significado é essencial para ficar por dentro de qualquer discussão sobre as finanças do governo.

Quando crianças nós que somos do século passado, já ouvíamos de nossos pais que precisávamos primeiro ganhar para depois gastar, ou nunca gaste mais que vai receber e por aí vai…

Superávit ou superavit consiste no resultado positivo a partir da diferença entre aquilo que se ganha (receita) e aquilo que se gasta (despesa).
Este termo é usado na Economia para se referir ao valor médio que sobra de uma receita (dinheiro arrecadado) após a dedução dos gastos.

Quando se trata das contas públicas do país, o chamado superávit primário é considerado o valor que sobra da receita do governo após o pagamento das despesas, exceto os juros referentes à dívida pública.

Já o chamado superávit nominal é uma média mais completa, pois inclui nas contas o valor dos juros da dívida. Por exemplo, significa quando o Governo consegue arrecadar dinheiro suficiente para gerar um superávit primário e, com o saldo positivo, ainda consegue pagar os juros da dívida referente a determinado período, fazendo com que ainda haja uma “sobra” de capital.

Etimologicamente, a palavra superávit se originou a partir do latim superavit, que pode ser traduzido literalmente como “excedente” ou “sobrou”.
Déficit e Superávit – Ambos são termos usados no âmbito econômico para se referir aos movimentos feitos na balança comercial de um país.

O superávit, como dito, corresponde ao capital que excede após o pagamento das despesas do Estado. Também representa o volume maior de exportações do que de importações, ou seja, o país está vendendo mais os seus produtos (arrecadando capital) do que comprando.

Já o déficit é o oposto do superávit. Um déficit na balança comercial, por exemplo, ocorre quando há um volume de importações (compra) de produtos maior do que de exportações (venda). Nesse caso, o país está aumentando a sua dívida com os outros países.

Afinal, por que é tão importante que o governo consiga esse superávit? Porque esse dinheiro economizado é usado para pagar os juros da dívida pública. Por ter essa função, esse indicador é muito importante para investidores estrangeiros, que conseguem avaliar se o país tem capacidade de honrar suas dívidas e, assim, decidir se o governo é confiável ou não.

Mas tudo isso precisa de um equilíbrio que é pesado pela balança comercial
Balança comercial é um termo utilizado para se referir à diferença entre as exportações e importações de um país.

Se as exportações superaram as importações, o resultado é positivo, chamando-se superávit, que falamos acima e quando acontece ao contrário, quando se importa mais do que se exporta, chamado de déficit.
Estamos aprendendo ou relembrando, até sobre economia, então estamos prontos para ter um superávit em nossas vidas.

Antonio Luciano Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *