MUNDO

Charles 3º completa um ano de reinado

Charles parecer ter se adaptado bem ao papel de rei, disse a professora da Universidade Royal Holloway, Pauline Maclaran

Luto nacional, compromissos oficiais, uma coroação gigantesca, um novo primeiro-ministro e um escândalo na família real: o primeiro ano de reinado de Charles 3º, de 74 anos, foi marcado por momentos históricos e uma agenda mais tradicional para o chefe de Estado de 15 nações, com um papel essencialmente institucional.

O monarca britânico completou um primeiro ano marcante após suceder Elizabeth 2ª, em um reinado muitas vezes visto como uma transição para o seu filho William.

Seu período como príncipe de Gales foi destacado, entretanto, por sua postura forte em questões como o meio ambiente, a agricultura orgânica e a educação.

“A transição foi muito mais suave do que alguns previram, e ficaram surpresos com o fato de Charles parecer ter se adaptado bem”, disse a professora da Universidade Royal Holloway, Pauline Maclaran.

Não há previsão de nenhum evento público para comemorar o aniversário da ascensão do soberano, que se encontra atualmente em Balmoral, o castelo escocês onde Elizabeth 2ª, sua mãe, morreu aos 96 anos em 8 de setembro de 2022, após um reinado recorde de sete décadas.

A coroação extravagante de Charles e Camilla, em 6 de maio na Abadia de Westminster, diante de milhares de convidados, refletiu o respeito por uma longa tradição, assim como o desejo de desenvolver uma monarquia que muitos britânicos consideram ultrapassada.

Ele fará “pequenas mudanças, mas irá preparar melhor o espaço para (seu filho e herdeiro) William, que poderá ser o verdadeiro modernizador da monarquia”, diz Maclaran.

Aprovação

Embora seja menos amado que a falecida rainha ou William, de 41 anos, a popularidade de Charles cresceu. Uma pesquisa do Yougov aponta que 55% dos britânicos têm uma opinião positiva sobre ele, em comparação com 44% há um ano.

Sua primeira mensagem de Natal – uma tradição no país – foi acompanhada por 10,6 milhões de telespectadores, um recorde.

Por Noticia r7

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *