MUNDO

Pneumonia misteriosa lota hospitais infantis na China e acende alerta de nova epidemia

Crianças não apresentam tosse, mas desenvolveram febre e nódulos pulmonares, relatou morador de Pequim

O ProMed (Programa de Monitoramento de Doenças Emergentes) emitiu um relatório na noite desta terça-feira (21) sobre um surto de pneumonia misteriosa que está sobrecarregando hospitais infantis em algumas cidades da China, inclusive na capital, Pequim, levantando o alerta de uma nova epidemia.

“Este relatório sugere um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, já que Pequim e Liaoning estão a quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente. O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMed aguarda informações mais definitivas sobre a etiologia e a extensão dessa preocupante doença na China”, diz o documento.

A FTV News, uma emissora de Taiwan, ouviu um morador de Pequim, cidade onde um hospital infantil estava superlotado na manhã de ontem.

“Muitos, muitos estão hospitalizados. Eles não tossem e não apresentam sintomas. Eles apenas têm temperatura alta [febre] e muitos desenvolvem nódulos pulmonares”, informou o cidadão, identificado apenas como Wei.

Outro residente da capital chinesa afirmou que os pais não estão autorizados a reportar os casos às escolas. Se as crianças tiverem algum sintoma, como febre, resfriado e tosse, são internadas imediatamente.

A situação também é preocupante no hospital infantil de Dalian, na província de Liaoning, onde havia dezenas de crianças que estavam recebendo medicação intravenosa.

“Os pacientes têm que esperar na fila por duas horas”, relatou um funcionário do local também à emissora de Taiwan.

Muitas escolas nessas localidades já cancelaram as aulas, e outras estão cogitando suspendê-las temporariamente.

Até o momento, nem a Comissão Nacional de Saúde nem o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China emitiram um posicionamento sobre o surto.

Fonte: R7 Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *