MUNDO

Coreia do Norte diz que interferências em seus satélites resultaria em guerra

A Coreia do Norte disse neste sábado (2) que consideraria qualquer interferência nos lançamentos de satélites que o país tem feito como uma declaração de guerra. Comunicado foi feito por um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, e divulgado pela mídia estatal KCNA.

A declaração ainda diz que o país aplicaria contramedidas em caso de interferência dos Estados Unidos. Comunicado acontece após os Estados Unidos e o Japão condenarem veementemente o lançamento, classificando-o como uma “violação descarada” das sanções da ONU que poderia desestabilizar a região.

A Coreia do Norte conduziu um número recorde de testes de armas este ano. Mas colocar com sucesso um satélite espião em órbita poderia melhorar suas capacidades de recolher informações, sobre especialmente a Coreia do Sul, e fornecer dados cruciais em qualquer conflito militar, dizem os especialistas.

No passado, a Coreia do Norte afirma ter lançado satélites de “observação”, dois dos quais pareciam ter alcançado a órbita com sucesso, incluindo um em 2016. No entanto, autoridades sul-coreanas levantaram dúvidas sobre se esses equipamentos estão mesmo transmitindo sinais.

Pyongyang está impedida por resoluções da ONU de realizar testes que envolvam tecnologia balística e, dada a similaridade, por consequência, de fazer lançamentos espaciais.

Fonte: band jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *